Estudar cientificamente o karaté em Portugal

Dimensão analítica: Condições e Estilos de Vida

Título do artigo: Estudar cientificamente o karaté em Portugal

Autor: Vítor Rosa

Filiação institucional: Universidade Lusófona de Lisboa

E-mail: vitor.rosa@ulusofona.pt

Palavras-chave: Karaté, Artes Marciais, Desporto.

Quem hoje entrar num centro de prática (dojo) de karaté verá os praticantes (karatecas) vestidos com um denominado kimono branco, do qual faz parte um cinto que distingue os praticantes por graduações (kyus, do branco até ao castanho; dans, a partir do cinto negro). O mestre, designado por “sensei”, ou o mais graduado na sua ausência (também chamado de “sempai”), normalmente cinto negro, é quem dá a aula que inicia-se e termina por rituais próprios de saudação. É ele que dá as vozes e ordens de comando do treino. Algumas caracterizam-se por serem em japonês: contagem, nomes das técnicas de defesa e de ataque, movimentos corporais, etc. É ele que decide quando e o momento de ir mais além no treino. As aulas (dois ou três dias por semana) têm, normalmente, uma duração de uma hora e meia. Os treinos seguem um clima de ordem (alinhamento por ordem de graduações e tempo de prática) e de respeito (silêncio, obediência). O mestre corrige a execução dos alunos (feedback positivo ou negativo), exemplificando quando acha necessário (modelo a ser interiorizado). De vez em quando, e à sua ordem, os alunos executam um grito, chamado de kiai. O treino decorre com um aquecimento muscular (designado de taisô) e depois com técnicas de defesa e de ataque isoladas (kihon), ou com um ou mais parceiros (kumité), com movimentos pré-estabelecidos. Também é dada ênfase aos katas (conjunto ordenado e codificado de acções técnico-tácticas de combate, executadas de forma encadeada sem oposição), de dificuldades inegáveis, que caracterizam as “escolas”, normalmente referidas como estilos (ryu) – Shotokai, Shotokan, Wado-Ryu (estilos japoneses), Gojo-Ryu e Shito-Ryu (okinawenses). Os estilos (escolas) pertencem a organizações geralmente tituladas de associações, e estas costumam denominar-se como membros de associações ou até federações nacionais, que se agrupam em internacionais.

Todos estes aspectos exteriores são apresentados como caracterizadores do karaté, aparecendo tal significantes em competições desportivas, estágios de mestres nacionais e estrangeiros, aulas e treinos, filmes, etc. Do ponto de vista sociológico, o karaté moderno, fora da sua instrumentalização militar e policial, integra-se num processo civilizacional, em que a violência se transforma em convenções controladas. É veiculado por práticas convencionais, mas expressado através de discursos e símbolos adaptados do Japão para o Ocidente. O karaté constitui, assim, uma linguagem própria e possui uma cultura identitária, partilhando sentimentos de pertença e possui significados estruturadores, concepções de vida e de normas de conduta.

No caso concreto das artes de combate dual, onde o karaté se insere, podemos verificar diferentes usos sociais: desportivos (internacionalização das competições); profissionais (actividade remunerada); integração social (populações consideradas de risco); higienistas (desenvolvimento pessoal ou profissional); segurança (preparação militar, forças de segurança); artísticos (estilos corporais ou de vestuário); gestão/administração (incorporação de preceitos/ensinamentos estratégicos oriundos das “filosofias” marciais e do extremo oriente nos manuais de gestão e de economia); turísticos (visitas aos locais de Shaolin na China ou da Aikikai em Tóquio, entre outros). A noção de uso social, amplamente referida nos trabalhos da Sociologia da Cultura e da Sociologia do Desporto, visa sublinhar que um elemento cultural, qualquer que ele seja, presta-se a usos diferenciados segundo os grupos sociais que o adoptam. Isto sublinha igualmente que uma prática não é efectuada por si mesma, mas que está muitas vezes associada a um objectivo, mais ou menos definido, que visa justificar o tempo, a energia e os meios que lhe consagramos. Falar de uma pluralidade de usos sociais para as actividades físicas e desportivas, sugere que os objectivos e as justificações variam segundo os contextos, os actores em presença e os motivos/compromissos do momento. Bem entendido, estes usos sociais raramente existem no seu estado “puro”. Cada contexto concreto pode cruzar-se e misturar-se com vários outros, criando várias nuances.

Apesar da importância do karaté ser reconhecida internacionalmente, esta modalidade tem sido considerada como um objecto sem dignificação própria das investigações académicas. Rareiam os estudos que tomam esta modalidade como objecto parcial ou integral de análise. Para além dos estudos serem poucos, os dados oficiais estatísticos são confusos e muito incoerentes. Em nosso entender, a escassez de publicações com informação e dados que ajudem a compreender esta modalidade desportiva-marcial é uma das fragilidades mais significativas.

Quais os problemas da difusão do karaté em Portugal? Quais as dificuldades, em termos temporais e espaciais? Qual a génese e o desenvolvimento do karaté em Portugal? Que quadro legislativo existe? Karaté: profissão ou vocação? Qual o perfil sociológico dos praticantes? Quais os motivos que os levaram para esta prática? O que levou a que o karaté esteja mais radicado em algures do que nenhures? Vantagens e desvantagens do benevolato do dirigismo nas organizações ligadas à modalidade? Qual a relação de forças agregadoras e desagregadoras da organização do karaté? Quais as causas e efeitos disso? Que dados numéricos existem sobre a orgânica do karaté e qual a sua regularidade? Por que é tão diminuta a participação das mulheres no karaté? Porquê a necessidade dos praticantes justificarem a autenticidade de um estilo?

Algumas destas questões estão por esclarecer, pese embora existam vários contributos de autores neste sentido [1, 2]. Por isso, cada um de nós tem de dar passos explicativos sobre o que ainda não foi explorado. Como disse Boaventura (1995) [3], as práticas desportivas constituem, assim, um permanente desafio à prática científica.

Notas

[1] Figueiredo, A. (2006), A Institucionalização do Karaté: Os Modelos Organizacionais do Karaté em Portugal, UTL/FMH (tese de doutoramento policopiada).

[2] Rosa, V. (2007), «Encuadramiento Legal e Institucional de las Artes Marciales y Deportes de Combate en Portugal», in Revista de Artes Marciales Asiáticas, Universidade de León (Espanha), vol. 2, n.º 4, Deciembre, pp. 8-31.

[3] Boaventura, J. C. (1995), Estudo sobre as artes marciais orientais e as organizações não governamentais: mundiais, internacionais e nacionais, Lisboa, Ministério da Educação, Instituto do Desporto, INDESP/IDP.

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