Publicação

A plataforma publicará quatro séries de artigos de opinião por ano, procurando, em cada momento, apresentar um conjunto integrado de reflexões que transpareçam o pensar, sentir, relacionar e agir da sociedade portuguesa.

As pessoas que desejem publicar na plataforma poderão submeter propostas de textos para serem analisados pelo Conselho de Edição.

Os artigos de opinião publicados terão um limite máximo de 1000 palavras (cerca de 2 páginas), podendo conter referências bibliográficas (contabilizadas no limite indicado) e figuras (terão que ser facultadas em suporte JPEG ou equiparável). Os textos que forem aceites para publicação terão que respeitar as regras de formação definidas pela plataforma. O template de publicação tem a seguinte configuração:

Dimensão analítica:

Título do artigo:

Autor/a:

Filiação institucional:

E-mail:

Palavras-chave: até três palavras, separadas por vírgulas

Para normalizar o processo de construção e submissão dos textos, as/os redactoras/es deverão utilizar o presente template. O tipo de letra seleccionado é o Arial, tamanho 11, com espaçamento simples.

Cada artigo de opinião terá um limite de mil palavras. Serão permitidas referências bibliográficas, sendo que as mesmas serão contabilizadas para o limite de palavras estipulado e a referência completa deverá surgir em nota no final do texto. Exemplos:

– Segundo Katz e Kahn [1], …. ;

– A história evidencia a existência uma de desigualdade social de género [2].

– Os dados apresentados pela OCDE [3] (este exemplo serve para todo o tipo de notas de rodapé que deseje utilizar)…

– As estruturas e bases de comunicação são um elemento fundamental para eficácia dos grupos de trabalho [4][5].

– Exemplo para imagens, ver em baixo.

No final do texto surge como exemplificado em baixo. Se houver mais do que uma nota, deve-se introduzir um espaçamento entre notas de 6pts.

Notas

[1] Katz, Daniel; Kahn, Robert (1978), The social psychology of organizations, 2nd ed., New York: Wiley.

[2] Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (2003), Manual de Formação de Formadores/as em Igualdade de Oportunidades entre Mulheres e Homens, Disponível em URL [Consult. 20 Mai 2010]: <http://www.cite.gov.pt>.

[3] Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (http://www.oecd.org/).

[4] Fry, Louis; Slocum, John (1984), Technology, structure, and workgroup effectiveness: A test of a contingency model, Academy of Management Journal, 27, pp. 221–246.

[5] Roberts, Fred (1976), Strategy for the energy crisis: The case of commuter transportation policy, In R. Axelrod (Ed.) – Structure of decision, Princeton: Princeton University Press, pp. 142–179.

[6] Neto, Hernâni Veloso (coord.) (2007), (Des)Igualdade Entre Faces: vivências e representações – Retratos de uma sociografia aos Distritos de Braga e Bragança, Braga: AF.