Reconstruir o Sucesso na Liderança

Dimensão analítica: Mercado e Condições de Trabalho

Título do artigo: Reconstruir o Sucesso na Liderança

Autora: Andreia Magalhães Azevedo

Filiação institucional: Human Resources Manager, Executive Coach, Researcher

E-mail: andreia.azevedo.pt@gmail.com ; http://www.linkedin.com/in/aazevedo

Palavras-chave: Trabalho com Significado, Sentido de Vida, Sucesso Total.

Nas sociedades industrializadas da atualidade, o trabalho constitui uma das atividades mais centrais e estruturantes da vida das pessoas, possuindo uma miríade de significados. De acordo a equipa do projeto internacional “Meaning of Working” (MOW) [1], importa conhecer os significados de trabalhar vigentes, pelos impactos que possuem nas organizações e na sociedade, numa perspetiva presente, bem como num âmbito de análise sobre os desenvolvimentos do contexto de trabalho no futuro. Paralelamente, e de entre os diferentes significados associados, o conhecimento dos significados privilegiados para o entendimento do trabalho como de significado relevante, permite identificar os fatores que mantêm os profissionais num determinado trabalho e aqueles que os fazem escolher ou ambicionar um trabalho distinto. Entendemos este conhecimento fundamental para as organizações, designadamente empresariais, no contributo para a formulação das suas estratégias e práticas de gestão, e aumento da respetiva eficácia. Reconhecemos também, nos nossos dias, a existência de um interesse crescente pelos profissionais de aspetos relacionados com a alegria e a felicidade no trabalho, inseridos numa procura e relevância do sentido, aplicado também ao contexto laboral e ao mundo do trabalho. Numa era pós moderna, em que as empresas, para além de uma vertente racional, assumem já e procuram otimizar uma gestão da vertente emocional das suas pessoas, de acordo com pesquisas de Arménio Rego, Miguel Pina e Cunha, e Solange Souto [2], existem necessidades espirituais inerentes ao ser humano, com influência no trabalho, designadamente ao nível do comprometimento organizacional. De salientar que o conceito de espiritualidade é trabalhado por estes autores sem qualquer associação com o de religião, mas sim no âmbito de necessidades das pessoas de ligação a algo superior a si mesmas, de experienciarem um sentido de propósito no trabalho, de significado e de conexão com o contexto profissional. Mais, as organizações atentas a estas necessidades espirituais, criando ambientes e oportunidades para a respetiva satisfação, poderão distinguir-se positivamente, contando com profissionais com maior sentimento de valorização e alegria, assim como sentido de propósito e de pertença, num maior comprometimento organizacional.

Incidindo no meio empresarial e, especificamente, em profissionais com funções de top management, o estudo “Meaning for Leaders: Trabalho com Significado e Sentido de Vida” [3] centrou-se na análise dos significados associados por líderes a um trabalho com significado relevante, e na clarificação dos significados por eles valorizados no âmbito do seu sentido de vida. Desenvolvido entre 2014 e 2016, contou com a participação de quatro empresas portuguesas de grande dimensão e referência no mercado, nos respetivos setores de atividade, e envolveu quarenta e três profissionais, administradores e diretores executivos. Este estudo incluiu o desenvolvimento e a aplicação de um instrumento para recolha e análise dos significados percecionados pelos líderes face ao trabalho e à vida, a partir de um conjunto de dimensões e indicadores específicos. Os resultados revelaram, como os indicadores mais valorizados pelos profissionais, face ao trabalho, os seguintes: “Utilidade social e realização profissional”; “Concretização de objetivos e adição de valor”; “Gosto e prazer no trabalho efetuado”; “Estímulo profissional e colocação de desafios”; “Qualidade de relações e ligação com pessoas”; “Identificação com a cultura e a dinâmica da empresa”; “Crescimento e aumento de responsabilidade”; e “Condições de estabilidade e capacidade financeira”. Por sua vez, do conjunto dos indicadores apresentados, no âmbito do trabalho com significado relevante, com maior contributo para a realização do sentido de vida dos líderes entrevistados, salientaram-se como os mais valorizados: “Disponibilidade para a família e vida pessoal”; e “Relacionamentos de confiança mútua”. Este estudo pretendeu ainda apurar as relações de correspondência e de divergência entre os vários fatores analisados, de trabalho e de vida, e identificar aqueles – com desvio negativo – cuja maior existência no trabalho mais poderia contribuir para o sentido de vida dos líderes – promovendo também a sua conexão profissional. Neste âmbito, destacaram-se como indicadores fundamentais para o desenvolvimento da conexão profissional: “Disponibilidade para a família e vida pessoal”; “Relacionamentos de confiança mútua”; “Atuação de acordo com princípios morais”; “Congruência com valores essenciais”; “Benefício harmonioso dos outros e em geral”; e “Inserção num propósito de existência”.

Numa conjuntura empresarial e laboral presente, marcada pelo dinamismo e por novos desafios, as empresas procuram os reajustamentos e as soluções mais capazes, assumindo os líderes um papel decisivo. Participantes críticos na formulação e na implementação das estratégias organizacionais, influenciam as equipas e determinam a co-criação do futuro, condicionados pelos próprios significados, mais ou menos conscientes. Sucesso. Procura-se. Que sucesso? Estabelecem-se e monitorizam-se key performance indicators. Assume-se o sucesso na respetiva superação. Que sucesso? Procura-se? Líderes, profissionais, pessoas, seres sociais, seres humanos totais. Como classificar o atingimento do sucesso, quando entendido como Sucesso Total? Sucesso, em key meaning indicators. Entendam-se dimensões diferentes a considerar: “Dimensão Intelectual”; “Dimensão Emocional”; “Dimensão Familiar e Pessoal”; “Dimensão Social”; “Dimensão Material”; “Dimensão Ética”; “Dimensão Espiritual”; “Dimensão Organizacional” [3]; como exemplo. Identifiquem-se os indicadores relevantes em cada dimensão e, conforme os significados privilegiados por cada pessoa única, por cada equipa e por cada organização, avalie-se o sucesso, à luz do conceito de Sucesso Total. “Disponibilidade para a família e vida pessoal”? “Relacionamentos de confiança mútua”? “Atuação de acordo com princípios morais”? “Congruência com valores essenciais”? “Benefício harmonioso dos outros e em geral”? “Inserção num propósito de existência”? Entre outros indicadores de conexão profissional a considerar. O trabalho ocupa efetivamente uma elevada centralidade na vida das pessoas, nomeadamente dos profissionais com funções de liderança nas empresas, pelo tempo físico de permanência, pelo tempo mental, pelo tempo emocional, pela influência na construção da identidade e no processo de socialização dos profissionais. Profissionais cuja realização pessoal é, em vários casos, assumida através da própria realização profissional. Procura-se. Sucesso Total. Profissionais completos e seres inteiros, na revalorização do tempo e do espaço para Ser, como Pessoa Total. Acreditamos que a consciência sobre novos indicadores poderá levar a novas metas e a novos resultados, pessoais, profissionais, empresariais e sociais. A harmonização de significados valorizados para um trabalho relevante e para o sentido de vida poderão reduzir gaps de conexão profissional, responder a diferentes necessidades das pessoas, a diferentes objetivos organizacionais e a transformações sociais.

 

Notas

[1] MOW International Research Team (1987), The Meaning of Working, London, Academic Press.

 [2] Rego, A., Cunha, M. P. & Souto, S. (2007), Espiritualidade e Comprometimento Organizacional, RAE-eletrônica, vol. 6, n.º 2, art. 12, Fundação Getulio Vagas – Escola de Administração de Empresas de São Paulo, pp. 1-27 (http://rae.fgv.br/sites/rae.fgv.br/files/artigos/10.1590_S1676-56482007000200003.pdf).

 [3] Azevedo, A. M. (2016), Meaning for Leaders: Trabalho com Significado e Sentido de Vida, estudo de Mestrado em Sociologia, Universidade do Porto (https://sigarra.up.pt/flup/pt/pub_geral.pub_view?pi_pub_base_id=139225).

.

.

Esta entrada foi publicada em Economia, Trabalho e Governação Pública com as tags , , . ligação permanente.