O nosso mundo a partir da lente: a exposição World Press Photo 2021 e a sua base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Dimensão analítica: Cultura, Artes e Públicos

Título do artigo: O nosso mundo a partir da lente: a exposição World Press Photo 2021 e a sua base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Autor: Leonardo Camargo Ferreira

Filiação institucional: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto

E-mail: leonardo-camargo-ferreira@hotmail.com

Palavras-chave: desenvolvimento, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, fotografia.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estão integrados numa agenda política de ação que a Organização das Nações Unidas (ONU) intenta que seja alcançada até ao final desta década. De acordo com a mesma, «a Agenda 2030 é uma agenda alargada e ambiciosa que aborda várias dimensões do desenvolvimento sustentável (sócio, económico, ambiental) e que promove a paz, a justiça e instituições eficazes. (…) A Agenda 2030 e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são a visão comum para a Humanidade, um contrato entre os líderes mundiais e os povos e “uma lista das coisas a fazer em nome dos povos e do planeta”» (ONU, 2021, s/p.) [1]. Neste sentido, as práticas humanas interligam-se em conceções sobre mundo e originam consequências sobre o mesmo, procurando os ODS possibilitar um desenvolvimento como elemento “mobilizador de vontades de mudança e de transformação das sociedades e dos indivíduos” (Amaro, 2003, p. 36) [2]. Falar desta agenda e de desenvolvimento é, portanto, falar de uma expressão cidadã da realidade multidimensional, simultaneamente pessoal e coletiva.

Pode transformar-se o estado das coisas a partir de muitas vertentes: a ambiental, a política, a educativa ou a artístico-cultural. Relativamente a esta última, e baseando-me num adágio deveras conhecido e repetido, da autoria de Confúcio – uma imagem vale mais que mil palavras – é importante salientar o papel que as artes visuais têm como representação interventiva no real-social. Foi com este olhar em mente que a Câmara Municipal da Maia (CMM) (2021) [3] procurou, através da exposição WORLD PRESS PHOTO 2021, decorrida entre os dias 30 de outubro e 21 de novembro, apelar à consciencialização da relevância dos ODS e da sua concretização tanto ao nível global como ao nível local. Para isso, recorreu à fotografia. “O concurso World Press Photo é a principal competição do mundo para fotógrafos de imprensa, fotojornalistas e fotógrafos documentais, a nível profissional, e estabelece os padrões da profissão. O concurso deste ano atraiu 4.315 fotógrafos de 130 países. No total, foram apresentadas a concurso 74.470 imagens. As fotografias premiadas são apresentadas numa exposição que passa por mais de 100 cidades em mais de 45 países” (Câmara Municipal da Maia, 2021, s/p.) [4].

De acordo com Lígia Ferro (2005) [5], a fotografia revela-se apta a compor e a articular-se com a noção que a autora designa de sociologia visual. Captadora de uma imagem que possibilita a edificação de auto e hetero-identidades diversificadas, globais(lizadas) e locais, esta arte acaba por ser uma resposta aos distintos papéis sociais – por vezes contraditórios, por vezes sobrepostos ou em conjugação – que assumimos em diversas situações (Ferro, 2005; Parsons, 1991) [6] [7] que afloram numa realidade em transformação cada vez mais intensa. Prova disso são, pois, as diferentes fotografias seguintes, que, explorando desafios que vão do ambiental à pobreza ou das guerras à saúde, desafiam o leitor-interpretador a viajar com reflexão e a estar com coração, ambas as tarefas a cumprir a partir de uma introspeção sociológica.

LCF1

Figura 1 – Bebés reborn (Foto de Karolina Jonderko, Polónia, 2.º Prémio)

LCF2

Figura 2 – Proporção armas/pessoas nos Estados Unidos da América (Foto de Gabriele Galimberti, Itália, 1.º Prémio Reportagem)

LCF3

Figura 3 – Terapia assistida por cavalos para tratamento psicológico e cuidados paliativos (Foto de Jérémy Lempin, França, 2.º Prémio Fotografia Individual)

LCF4

Figura 4 – Novas práticas desportivas durante a pandemia de Covid-19: o boulder (Foto de Adam Pretty, Austrália, 1.º Prémio Fotografia Individual)

LCF5

Figura 5 – A raridade de Nymphargus wiley (Foto de Jaime Culebras, Espanha, 2.º Prémio Fotografia Individual)

Estes exemplos da arte fotográfica mostram-nos como, por um lado, o conceito de cultura, enquanto diversidade humana extra-biológica (Cuche, 1999) [8], se pode encontrar ele próprio em discussão a partir da estética. Partindo da ideia de que “a mensagem cultural não encontra, na sua recepção, um deserto vazio de referências” (Lopes, 1998, p. 48) [9], os indivíduos gozam dos seus esquemas mentais para projetar ações com impactos sociais a partir da receção e da interpretação dos objetos e das práticas culturais. É por isso que, por outro lado, aquelas fotografias exigem de nós uma amplificação aprofundada e um aprofundamento amplificado das cosmovisões e das relações com o mundo, com os outros e connosco mesmos. Os ODS deixam, à luz deste paradigma de transformação cidadã, de ser um horizonte utópico de inconcretizações abstratas para se tornarem num desempenho reiterado a atingir todos os dias com pequenos grandes comportamentos. Surge, aqui, um lugar para que a arte (fotográfica) também possa contar histórias, apresentar desejos e construir pontes para um futuro de maior prosperidade.

Notas:

[1] ONU (2021). Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Retirado de https://unric.org/pt/objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel/ [31 out. 2021].

[2] Amaro, Rogério Roque (2003). Desenvolvimento — um conceito ultrapassado ou em renovação? Da teoria à prática e da prática à teoria. Cadernos de Estudos Africanos, 4, 35-70. doi: https://doi.org/10.4000/cea.1573.

[3] Câmara Municipal da Maia (2021). World Press Photo 2021. Retirado de https://www.cm-maia.pt/institucional/agenda/evento/world-press-photo-2021 [31 out. 2021].

[4] Câmara Municipal da Maia (2021). World Press Photo 2021. Retirado de https://www.cm-maia.pt/institucional/agenda/evento/world-press-photo-2021 [31 out. 2021].

[5] Ferro, L. (2005). Ao encontro da sociologia visual. Sociologia, Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 15(17), 373-398. Retirado https://ojs.letras.up.pt/index.php/sociologia/article/view/2398.

[6] Ferro, Lígia (2005). Ao encontro da sociologia visual. Sociologia, Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 15(17), 373-398. Retirado https://ojs.letras.up.pt/index.php/sociologia/article/view/2398.

[7] Parsons, T. (1991). The Social System. London: Routledge.

[8] Cuche, D. (1999). A noção de cultura nas ciências sociais. Bauru: EDUSC.

[9] Lopes, J.T. (1993). A cidade e a cultura: Um estudo sobre práticas culturais urbanas. Porto: Edições Afrontamento.

.

.

 

 

Esta entrada foi publicada em Cultura, Artes e Públicos com as tags , , . ligação permanente.